Serviços cuja rotina de execução já esteja padronizada2, preferencialmente fundamentada em normas técnicas ou procedimentos sistematizados.

 

Serviços Laboratoriais

Serviços de calibração, dosagem, ensaio e/ou teste3 de desempenho para qualificação de produtos e processos, preferencialmente fundamentada em normas técnicas ou procedimentos sistematizados.

 

Serviços em que incertezas de execução já tenham sido removidas pela sistemática agregação de conhecimentos

(Ex.: PESQUISA PURA PESQUISA APLICADA DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS ) .

 

Ensaio: Determinação de uma ou mais características de um produto, processo ou serviço, em conformidade com um procedimento especificado.

 

Análise: Ensaio padronizado que possibilita determinar a natureza e as proporções dos constituintes de uma amostra.

 

Calibração: Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. (Definições utilizadas pelo INMETRO).

 

Serviços de Inspeção

Serviços de avaliação da conformidade aos regulamentos, normas ou especificações e o subseqüente relato de resultados, pela observação e julgamento, acompanhados conforme apropriado, por medições, ensaios ou uso de calibres.

 

A inspeção pode ser aplicada em áreas como segurança, desempenho operacional e manutenção da segurança ao longo da vida útil do produto. O objetivo principal é reduzir o risco do comprador, proprietário, usuário ou consumidor4 (ex.: inspeção veicular, inspeção de equipamentos de segurança).

 

Serviços Operacionais

Realização de serviços (padronizados) de natureza técnica, voltados à implantação e melhoria de processos produtivos e melhoramento de produtos, entre os quais aqueles relacionados à fabricação de peças5 e manutenção de máquinas e equipamentos.