Santana – Os alunos dos cursos Assistente Administrativo e Montador e Reparador de Computador, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, participaram de uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio. A atividade, que faz parte da programação alusiva ao Setembro Amarelo, foi mediada pelo intérprete de Libras, Caio Pedrozo, que atua no Núcleo de Ações Inclusivas da instituição, e pelos instrutores Émilin Côrte e Heraldo Souza.

O bate-papo foi uma forma de falar sobre o assunto sem tabus e compartilhar informações a respeito da prevenção. “A depressão leva ao suicídio. A população precisa estar atenta para poder ajudar quem precisa e saber como conseguir auxílio. Precisamos entender a importância de cuidar da saúde mental”, frisou Pedrozo.

Na ocasião, as turmas assistiram a um vídeo e foram incentivadas a escrever frases motivacionais. A aluna Karinne Beatriz tem limitações auditivas e disse que está totalmente adaptada à escola. “Anteriormente, estudei em instituições que não tinham uma política de inclusão. No SENAI AP, além de podermos contar com um intérprete de Libras, muitos alunos estão aprendendo a se comunicar por meio da linguagem de sinais. Apesar de não ser agradável falar sobre morte, discutir o assunto é a única maneira que temos para evitar o suicídio”, ressaltou.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido porque desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa