Os alunos ribeirinhos serão qualificados como Assistentes de Logística e Produção em parceria inédita com a empresa EMAPA

O SENAI Amapá inicia a sua primeira turma de Aprendizagem no município de Afuá, no Pará. A iniciativa é uma parceria da instituição e a empresa EMAPA, na qual 13 jovens entre 14 e 24 anos vão ter a oportunidade de sonhar com uma qualificação de qualidade e uma vaga no mercado de trabalho.

A cidade enfrenta desafios logísticos significativos devido à sua localização distante da capital do estado vizinho. Por isso, O SENAI do Amapá superou as barreiras para atender a demanda por capacitação na região.

Muito mais que cumprir a Lei nº 10.097/2000, mais conhecida como Lei da Aprendizagem. Essa é a oportunidade para os jovens ribeirinhos terem futuros promissores.

Para a orientadora Pedagógica e interlocutora do Programa de Aprendizagem Industrial do SENAI Amapá, Gisele Nascimento, “a empresa tem o papel fundamental no programa, porque recebe e constrói o profissional que ela precisa, além de gerar emprego e renda”.

“Com essa parceria a gente pode dar para esses jovens a oportunidade de sonhar com um futuro melhor”, completou a interlocutora.

O gerente da empresa, Josué Costa, reafirma que a atuação do SENAI é fundamental para desenvolver a região. “Estamos em uma localização que tem dificuldade para acesso aos serviços públicos, mas ao mesmo tempo a gente é a porta para o mundo através do rio amazonas e contar com o SENAI do Amapá para qualificar os nossos jovens vai gerar emprego e renda aqui”, destacou.

 

Afuá

Conhecida como Veneza da Amazônia, a cidade de Afuá, no Pará, localiza-se em uma região de várzea e por isso, toda a cidade é suspensa em palafitas. Está distante apenas 84 quilômetros da capital mais próxima que é Macapá, no estado Amapá e 320 quilômetros da sua capital Belém.

Alcebíades Rodrigues, pai de um aluno da turma diz que a oportunidade vai mudar a vida e dar uma carreira profissional para o filho. “Estamos no Afuá, que é esquecido por políticas públicas, mas com o SENAI aqui, nossos filhos serão qualificados”, explicou.

 

O curso

Durante o curso, os alunos mergulham em um currículo abrangente que aborda desde os fundamentos da logística até as mais recentes práticas da indústria. No programa os jovens são ensinados por instrutores qualificados, que não só transmitiram conhecimentos técnicos, mas também fornecem orientação prática e suporte individualizado.

Ao longo do programa, os alunos não apenas adquirem habilidades técnicas essenciais para o setor logístico, mas também desenvolvem habilidades socioemocionais, de resolução de problemas e liderança.

O curso tem duração de um ano seguindo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e durante o contrato de trabalho, além do salário, recebem os benefícios associadas a carteira assinada pela empresa que o contratou.

 

O programa

A Aprendizagem Industrial é o programa de formação técnica e profissional para jovens em ocupações da indústria direcionadas para jovens que estão estudando ou já concluíram o ensino médio e que tenham idade entre 14 e 24 anos. Por meio dele é possível vivenciar conhecimentos práticos e teóricos para desenvolver habilidades socioemocionais, noções de inovação e habilidades profissionais.

O SENAI Amapá reafirma seu compromisso contínuo em capacitar comunidades em todo o estado, especialmente aquelas que enfrentam desafios geográficos e logísticos. Essa primeira turma em Afuá é apenas o começo de uma jornada emocionante rumo a um futuro mais próspero e inclusivo para todos.

 

Coordenação de Comunicação e Marketing Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa