Laboratórios do SENAI, unidades móveis, reuniões e visitas a empresas e indústrias amapaenses foram pautas da Missão SESI SENAI – AP e Guiana Francesa. Um encontro promovido para estabelecer um acordo de cooperação técnica entre as instituições e as entidades francesas da Collectivité Territoriale de Guyane (CTG) e Maisons Familiales et Rurales (MFR).  

Foram três dias de imersão na realidade local, na qual foi possível observar novas tecnologias utilizadas pelos empresários locais dos mais diversos setores. As atividades serviram para estreitar as relações transfronteiriças e possibilitar que a comitiva conhecesse a expertise de atuação da Rede SENAI de Inovação. 

Para a diretora de Operações do SENAI e superintendente do SESI, Alyne Vieira, receber a comitiva foi uma vitrine do estado para o território francês. “Na agenda tivemos a oportunidade de mostrar o que temos de novo em tecnologia, inovação e educação, assim como os nossos parceiros, e isso vai nos ajudar a construir uma parceria sólida com a Guiana Francesa”, disse a gestora.

“Durante esses dias tivemos uma recepção calorosa aqui no Brasil e conseguimos conhecer profissionais de excelência aqui no SENAI, onde tivemos trocas de experiencias entre os dois países. Estou animada com as informações que recebi aqui e a partir disso vamos trabalhar em parceria”, disse a vice-presidente do Trabalho, Formação e Inserção da CTG, Karine Cresson.  

Além de Karine Cresson, acompanharam a comitiva a vice-presidente de Segurança e Cooperação, Tiarrah Steenwinkel da CTG; o presidente da MFR de Savanes, Rene Horth; o consultor da MFR da Guiana, Melvin Derby; o representante da Universidade da Guiana, Christian Haridas; a chefe de projetos de trabalho, Formação e Inserção da CTG, Karine Nerin; a chefe da missão de Cooperação Regional da CTG, Viviane TCHUNG-Ming e pela chefe do Serviço de Formação e Inserção Profissional da CTG, Nerielza Ferreira de Souza. 

 missão guiana francesa 3

Termo de cooperação com a Guiana Francesa

missão guiana francesa 2

Na agenda, aconteceu a assinatura do Termo de Cooperação entre o SESI SENAI Amapá e o CTG (Collectivité Territoriale de Guyane), que trabalha ações de qualificação profissional nos centros de educação da Guiana Francesa.

O acordo vai contribuir para a capacitação da comunidade de vilarejos do território francês de Escolas Familiares e Rurais. Além disso, as instituições brasileiras vão elaborar planos para apoiar os setores empresariais do país vizinho para o desenvolvimento da indústria nas áreas de agro-processados de alimentos e biocombustíveis.

missão guiana francesa 4

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa