Em reunião com a Secretaria de Estado de Pesca e a Universidade do Estado do Amapá, o Hub de Inovação do SESI e SENAI apresentou produtos e soluções disponíveis na Rede SENAI de Inovação para melhorar a Rota do Pescado do Amapá – rede de arranjo produtivo para promover o desenvolvimento sustentável e socioeconômico da população envolvida na pesca no estado.

Em conjunto com o SENAI Cimatec, foi apresentado a proposta de projeto para modelagem e simulação da cadeia logística do pescado e o apoio técnico para qualificar os profissionais atuantes no setor. Além disso, foram apresentadas as aplicações de tecnologias visando agregar valor na produção e no produto final pensando na exportação a partir de estudos em visitas técnicas realizadas em municípios do norte do estado. 

“O que mostramos aqui é um primeiro trabalho a partir do diagnóstico realizado na visita em campo e com isso apresentamos soluções pensadas a partir da realidade do setor produtivo, pensando desde a qualificação do trabalhador até a implantação de novas tecnologias e melhorias na fabricação”, pontuou o gerente executivo de Operações do SESI e SENAI Amapá, Júlio Zorzal.

O gestou aponta que no primeiro momento é necessário entender a cadeia produtiva. “Neste contexto, entendemos que a prioridade é a modelagem e simulação de toda cadeia logística do pescado no estado, pois possibilitará entendermos a dinâmica do setor e conhecer os principais gargalos para então promover investimentos de forma assertiva”, completou.

Para o secretário de Estado de Pesca, José Cordeiro, o esforço para desenvolver a cadeia produtiva vai valorizar ainda mais o produto. “O nosso pescado já é valorizado em outros lugares e por isso precisamos de parceiros como o Hub de Inovação do SESI e SENAI para encontrar soluções para melhorar a rota e agregar maior valor no peixe produzido no Amapá”, pontuou.

As soluções vão além de tecnologia para a produção, mas passam pela formação e capacitação das pessoas envolvidas diretamente com pesca. A engenheira de pesca e professora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Janayna Galvão, que integra a rede de atuação conta que a educação é o ponto chave para o desenvolvimento.

“As instituições, dentro das suas competências, vão apoiar também na capacitação das pessoas envolvidas diretamente na produção do pescado com qualificação e até mesmo alfabetização das pessoas”, detalhou Janayna.

Senai apresenta soluções para o setor pesqueiro 2

Grupo de trabalho da Rota do Pescado

O Hub de Inovação do SESI e SENAI Amapá integra um grupo de instituições que vem atuando para potencializar o setor pesqueiro do estado. Em fase de levantamento de informações sobre as potencialidades e os desafios para desenvolver a atividade no estado.

Outras ações

Além das ações propostas pelo SESI e SENAI, há a articulação de parcerias para promover eventos de sensibilização de suporte à exportação, criar condições favoráveis à atividade pesqueira como negócio; implementar programas de qualidade e segurança alimentar; implantar padronização de processos; e estruturar uma cooperativa para agregar valor aos resíduos do pescado.

Rede de atuação

As visitas técnicas contaram, ainda, com a participação de membros da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), Secretaria Extraordinária de Representação do Amapá em Brasília (Seab), Agência de Desenvolvimento Econômico, Amapá Terras, Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e Sebrae.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai/amapasesi
fb.com/senaiamapa/sesiamapa
twitter.com/senaiamapa/sesiamapa