Na quinta-feira (22), o SENAI Amapá lançou o edital da 3ª edição do Programa Startup Indústria – Open Innovation Norte. A ação aconteceu no estande da instituição durante o Inova Amazônia Summit e reuniu autoridades locais e empreendedores com negócios de base tecnológica.
Por meio do documento, serão selecionadas dez startups da região Norte do Brasil, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) industrial. Além de apresentar propostas de soluções tecnológicas inovadoras voltadas à superação de desafios previamente identificados na indústria amapaense, as empresas inscritas devem possuir, no mínimo, protótipo inicial do produto inovador proposto, devidamente validado em nível conceitual ou funcional.
“Uma das novidades dessa edição é a ampliação da área de atuação do programa, pois em 2025 todos os sete estados da região norte podem participar”, destacou a coordenadora do Serviço de Tecnologia e Inovação (STI), do SENAI Amapá, Jane Palmerim.
As startups escolhidas participarão de mentorias conceituais e técnicas, realizadas de forma remota. Além disso, a seleção prevê a concessão de recursos financeiros não reembolsáveis às duas melhores soluções. Os valores investidos deverão ser aplicados exclusivamente em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em parceria com a Rede SENAI.
As propostas de trabalho deverão estar inseridas em três eixos, o primeiro voltado à otimização da logística da cadeia de suprimentos com foco em grandes volumes de cargas. A outra área está ligada a automatização de processos produtivos na construção civil e na indústria da transformação, com foco nas indústrias têxtil, de alimentos, de químicos e de cerâmicos. Já o último tema visa melhorar o desempenho e a sustentabilidade energética de processos produtivos na construção civil e na indústria da transformação, com foco nas indústrias têxtil, de alimentos, de químicos e de cerâmicos. Cada um dos eixos de proposta possui subtemas, os quais estão disponíveis no edital do programa.
Inscrição
As inscrições para a 3ª edição do Programa Startup Indústria – Open Innovation Norte devem ser feitas até o dia 23 de junho, por meio dos sites ap.senai.br ou ap.sesi.org.br, na aba editais ou Hub de Inovação.
Após esse período, as instituições divulgaram a listagem das startups selecionadas, as quais passarão pela fase de pré-aceleração. Posteriormente, elas deverão enviar um vídeo com o pitch e a partir do material recebido, serão selecionadas as duas melhoras propostas de trabalho, que receberão um investimento de R$ 5º mil em valores não-reembolsáveis e uma viagem técnica para conhecer o SENAI Amapá.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa