Publicação envolveu mais de 60 pessoas, entre técnicos, pesquisadores e bolsistas

 

Na manhã desta segunda-feira (26), foi lançado o Atlas Solar do Estado do Amapá, uma publicação que apresenta de forma clara e objetiva o potencial do estado para a produção de energia limpa. A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), em colaboração com o SENAI Amapá, e contou com emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre.

“A operacionalização e a transformação dessas ideias e do mapeamento de propostas e projetos são prioridades para o SENAI Amapá. Acredito que podemos levar essas informações para a COP a fim de apresentá-las a potenciais investidores. Desde já, estamos à disposição para ajudar nesse esforço”, destacou o diretor regional do SENAI Amapá, Frederico Lamego.

O documento foi produzido por uma equipe de mais de 60 pessoas, entre técnicos, pesquisadores e bolsistas, e monstra que a matriz solar no Amapá é confiável e pode ser utilizada para novos investimentos no estado, garantindo maior segurança e estabilidade energética. “Estamos entregando para o Estado brasileiro um estudo altamente qualificado e preciso, feito com os melhores equipamentos que existem no mundo. Essa é uma conquista que foi plantada há quatro anos, na qual vários atores participaram”, disse Davi Alcolumbre.

As informações foram coletadas durante 24 meses de medição e revelam a disponibilidade de energia solar em Unidades de Conservação (UCs), terras indígenas, sítios arqueológicos, savanas, cavernas e outras áreas. O estudo possibilita a avaliação sazonal, durante as estações do ano, e mensal, considerando a individualidade de cada mês.

“Trabalhamos para que o país tenha energia para garantir a qualidade de vida do seu povo e o desenvolvimento de suas atividades econômicas. E, atualmente, a sociedade exige que essa energia seja limpa”, comentou o diretor regional do SENAI Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello.

A publicação também destaca os diversos usos da energia solar no Amapá, como as gerações distribuída, centralizada, integrada à arquitetura, fotovoltaica, flutuante, agrivoltaica e híbrida. Na ocasião, o governador do Amapá, Clécio Luiz, ressaltou que o Atlas trará benefícios significativos para o estado. “Essa é uma grande oportunidade de desenvolvimento do Amapá que, por meio de uma matriz de geração de energia limpa, vai garantir um produto de qualidade para a população, empresários e investidores”, afirmou.

Durante o evento, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que essa é uma oportunidade para o Amapá demonstrar seu compromisso ambiental ao Brasil e ao mundo. “Estamos investindo em ciência para identificar nossas vocações e garantir que elas recebam os investimentos necessários, tanto para o desenvolvimento da região quanto do Brasil. Esse é o nosso compromisso ambiental, e continuaremos auxiliando a Amazônia e o nosso país no que for necessário”, enfatizou.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Marketing Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944/98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa
twitter.com/sesiamapa /senaiamapa