Macapá – O instrutor da área de Tecnologia da Informação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, Raul Barrada, garantiu o terceiro lugar na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills Hi-Tech 2019, realizada em Yekaterinburg (Rússia). No evento, os participantes tiveram que demonstrar habilidades de gerenciamento e operação, detecção e eliminação de defeitos em drones, uso de equipamento técnico, pilotagem remota e desempenho de missões operacionais. Além do Brasil, a disputa reuniu competidores da China, África do Sul e do país anfitrião.

O objetivo foi promover a disseminação de como é executada a WorldSkills na ocupação Drone Operation. Ou seja, permitir que por meio da experiência obtida pelos quatro brasileiros que foram à cidade russa, o torneio também possa ser replicado na Olimpíada do Conhecimento, realizada nacionalmente pelo SENAI.

Durante quatro dias de atividades, os jovens executaram montagem de aeronaves não tripuladas; voos manuais em modo FPV (do inglês First Person View – Visão em Primeira Pessoa); modelagem de peças universais para entrega de encomendas; impressão 3D; programação de voos autônomos; e manutenção de aeronaves não tripuladas.

Para o instrutor do SENAI, a participação no evento mundial garantiu o ganho de conhecimentos muito importantes para o profissional do futuro. “As tarefas realizadas durante as provas buscaram explorar e aumentar a utilização de drones, focando em competências e habilidades cada vez mais exigidas pelo mercado industrial. É fundamental estar preparado”, comentou Raul Barrada.

Mercado

O mercado global de drones deverá crescer de 14 bilhões de dólares em 2018 para mais de 43 bilhões de dólares em 2024. Por conta disso, tornar-se um profissional que dispõe de tais habilidades tornou-se cada vez mais promissor. Os operadores de drone têm grandes perspectivas financeiras, pois a profissão está entre os 50 principais empregos do futuro.

Atento às transformações do mercado de trabalho promovidas pela Indústria 4.0, o SENAI Amapá oferta o curso de piloto de drone. Com carga horária de 20 horas-aula, sendo 4h de conteúdo teórico e 16h de prática de voo, a capacitação pode ser realizada por quem tem 18 anos de idade e que concluiu o ensino fundamental. Interessados devem entrar em contato com a unidade de Santana pelo número (96) 3084-8984 para mais informações.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa