Santana – Conhecer o potencial de atuação na área de Madeira e Mobiliário e de Energia solar fotovoltaica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá. Foi com esse objetivo que membros da Delegação Acadêmica para Formação Profissional Inicial e Continuada (DAFPIC) da Academia da Guiana (órgão representante do Ministério da Educação da França na Guiana Francesa) vieram ao estado.

O delegado acadêmico e o diretor adjunto para a Formação Profissional Inicial e Continuada, Joseph Festa e Cyrille Flora, respectivamente, puderam conhecer a estrutura e o funcionamento da escola do SENAI localizada em Santana. Os representantes visitaram os laboratórios de Soldagem, Elétrica e Gestão, além da unidade móvel de Construção Civil, e o espaço coworking voltado para microempreendedores da indústria têxtil. Na ocasião, conversaram com as equipes da unidade para saber mais sobre as atividades que são executadas com foco na educação profissional.

O interesse da instituição francesa nas duas áreas é um desdobramento do acordo assinado em 2019, quando, por meio da emissão de uma Ata Carnet, o SENAI Amapá pode qualificar trabalhadores da Guiana Francesa em panificação. O país vizinho estava com falta de mão de obra de padeiros e precisava treinar novos profissionais. O governo local procurou o SENAI, que levou não só o instrutor para lá, mas também a sala de aula. Como em Caiena não havia a infraestrutura necessária, o SENAI Amapá enviou a unidade móvel de panificação. As aulas foram ministradas, em período integral, na carreta que conta com equipamentos e materiais como os de uma padaria profissional.

Energia Solar Fotovoltaica

Tendo em vista a necessidade de atender a expansão do setor de Energia Solar Fotovoltaica, este ano o SENAI Amapá passou a atuar na capacitação técnica deste segmento, inicialmente, por meio da oferta do curso Instalador de Sistema Fotovoltaico, na unidade Santana. Além disso, a escola foi escolhida para participar de um ciclo de preparação de Centros de Treinamento, qualificação de docentes, e para receber equipamentos básicos para o ensino. O projeto é fruto de parceria entre o SENAI, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

O gerente executivo de Educação e Tecnologia do SENAI Amapá, Vanderlei Meireles, ressaltou que os diretores ficaram entusiasmados com os serviços ofertados pela instituição amapaense. “O resultado da cooperação estabelecida em 2019 foi satisfatório para as duas partes e isso mostra quanto a expertise do SENAI é reconhecida, inclusive internacionalmente. A visita foi uma primeira etapa de um processo que pode culminar com o estabelecimento de novas parcerias que vão contribuir não só com o desenvolvimento profissional de pessoas da Guiana Francesa como também do Amapá”, declarou.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/ amapasenai
fb.com/ senaiamapa
twitter.com/ senaiamapa