O desenvolvimento socioambiental no estado foi o tema da agenda proposta pelo SESI SENAI Amapá na segunda edição do evento Diálogo de Projetos Sustentáveis. Dessa vez realizada no Vale do Jari, a iniciativa também envolveu a participação de representantes da Fundação Jari, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto Amazônia+21.

Com foco no ESG (sigla do inglês Environmental, Social e Governance – Ambiental, Social e Governança), a programação contou com a participação de instituições públicas e privadas, empresários, extrativistas e cooperativas. Foi um momento pautado em difundir boas práticas para negócios sustentáveis na Amazônia Legal.

diálogo jari1

Na ocasião, foram apresentadas iniciativas ESG no Amapá, com representantes do SESI SENAI, Grupo Equatorial, Instituto Amazônia+21 e do BNDES. Além da exposição de painéis sobre economia verde, com temas como produção de celulose e o mercado de fibra verde, mercado de madeira certificada, investimentos e oportunidades no Vale do Jari e mercado de carbono. E, ainda, debates sobre políticas públicas aplicadas à tecnologia e produção de baixo carbono e biodiversidade e economia circular.

diálogo jar6

Na abertura do evento, o diretor regional do SESI SENAI Amapá, Sergio Moreira, destacou a importância da mobilização e do protagonismo local para transformar a realidade das pessoas. “O mundo está sedento por ajudar e apoiar a Amazônia, desde que isso seja baseado em princípios de confiabilidade, certificado, com garantia de que o produto foi feito respeitando as normas ambientais, as comunidades locais, incorporando riquezas aos habitantes e, portanto, gerando um processo de desenvolvimento sustentável”, completou.

Iniciativas – Para ver na prática como funcionam as ações sustentáveis que estão sendo adotadas no estado do Amapá e as particularidades e desafios da região, a organização decidiu levar os convidados para visitas estratégicas a comunidades, empresas e projetos. Foram apresentados aos participantes sistemas agroecológicos e agroflorestais, além de projeto de manejo florestal sustentável.

diálogo jari2

O gerente executivo de operações do SESI SENAI Amapá, Julio Zorzal, destacou que o intuito das iniciativas que as entidades vêm realizando é identificar novas oportunidades, dentro do projeto denominado Pensando o Amapá. “Todo o trabalho é voltado para os objetivos do desenvolvimento sustentável. Uma vez identificada a demanda, negócios são desenvolvidos na região, por meio de parcerias estruturadas. Tudo isso objetivando a geração de impacto positivo na sociedade, por exemplo, a partir do trabalho com as cadeias produtivas, valorizando o potencial do bioma amazônico”, concluiu o gestor.

Diálogo – O evento tem a intenção de ser anual e alcançar diferentes regiões do estado do Amapá, sempre com a proposta de identificar oportunidades e também fazer conexões para que recursos disponíveis possam ser acionados.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/ amapasesi/amapasenai
fb.com/ sesiamapa/senaiamapa
twitter.com/ sesiamapa/senaiamapa