Além das atividades voltadas à biotecnologia, ciência, inovação e moda, o Mundo SENAI também desenvolveu ações ligadas ao segmento de alimentos e bebidas. Uma das principais iniciativas nessa área foi o lançamento do livro ‘Receitas dos Aprendizes: Descobrindo a Arte da Culinária', resultado da vivência teórica e prática dos aprendizes do curso de técnico de Padeiro e Confeiteiro.
A instrutora Dilceline Brito, que coordenou o projeto, conta que a iniciativa de reunir as receitas em uma publicação surgiu a partir das atividades desenvolvidas no Laboratório de Alimentos do SENAI. “A ideia surgiu em sala de aula e começamos a escrever as receitas. Posteriormente, fomos ao laboratório para testar as receitas que foram colocadas no documento”, explica.
A publicação adapta receitas tradicionais utilizando frutas e produtos típicos da região amazônica, como o jambo-vermelho, uma fruta sazonal que normalmente é encontrada nas ruas de Macapá. “Durante o verão, observamos a abundância dessa fruta pela cidade e as pessoas não têm muita ideia do que fazer com ela. Diante disso, vendo uma possibilidade além do consumo in natura, tivemos a iniciativa de criar receitas de mousse e compota feitas a partir dela”, detalha Dilceline.
A degustação das receitas ocorre durante a visita ao Laboratório de Alimentos, onde os alunos são convidados a experimentar e, posteriormente, tentar adivinhar qual fruta foi usada como base para os dois pratos. “Eles ficam surpresos e dizem que nunca tinham comido a fruta dessa forma. É uma experiência nova que gera expectativa e, posteriormente, todos se surpreendem ao descobrir que os doces foram feitos com jambo”, comenta a instrutora.
Um dos aprendizes que participaram da publicação é Marcos Lima, de 20 anos. Ele conta que, inicialmente, começou o curso sem ter nenhuma habilidade na cozinha, mas, com a prática, passou a olhar a área de panificação, especialmente a confeitaria, com mais atenção. “Quando comecei o curso, fui despertando, aos poucos, o interesse em fazer e produzir receitas. Quando as aulas práticas começaram, eu descobri que realmente era isso que eu queria. Então, hoje, isso é um fator decisivo na escolha da minha profissão”, destaca.
Marcos Lima, aluno do curso técnico de Padeiro e Confeiteiro foi um dos autores do livro
Para Dilceline, a publicação representa não apenas uma conquista para os alunos, mas também uma valorização da cultura alimentar local ao trazer ingredientes regionais para o centro das criações culinárias. “O projeto reforça a importância da preservação e inovação na gastronomia amapaense. Além disso, iniciativas como essa ajudam a formar profissionais mais conscientes e criativos, preparados para valorizar a riqueza dos sabores da Amazônia em suas futuras carreiras”, afirma.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Marketing Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944/98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa
twitter.com/sesiamapa /senaiamapa