Macapá – Alunos da Escola Visconde de Mauá do Serviço Social da Indústria (SESI) substituíram os testes de matemática e lições de língua portuguesa por uma aula prática de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya.
À frente da turma, militares do Exército do Amapá e agentes da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS) viraram professores, ministrando palestras de conscientização a crianças e jovens. Dos 4.086 mil casos notificados de dengue em 2015 no Amapá, 1.911 foram registrados em Macapá, alertou a CVS.
Os mais de mil alunos também participaram de oficinas de artes voltadas ao tema, vídeo-aulas da Fundação Osvaldo Cruz, além de panfletagem no entorno da escola. As ações fazem parte do projeto intitulado "Vencendo o Aedes aegypti".
“Mobilizamos toda a comunidade escolar no combate ao mosquito Aedes aegypti, promovendo de forma lúdica e contextualizada temas transversais, como saúde, meio ambiente, civismo, cidadania e bem-estar. Estamos todos unidos nessa luta”, comentou a coordenadora Pedagógica da Escola Visconde de Mauá, Sheyla Figueiredo.
Prevenção Para evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti, veja algumas dicas importantes: - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; - Não jogue lixo em terrenos baldios; - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a boca; - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; - Limpe as calhas com frequência. ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.