Macapá – Sete equipes formadas por alunos das Escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amapá estão participando da VI Feira de Ciências e Engenharia do Estado (Feceap). No evento, eles apresentam projetos inovadores, desenvolvidos ao longo de disciplinas cursadas no Ensino Fundamental e Médio. Entre outras premiações, os estudantes concorrem a bolsas de iniciação científica.

Empolgados, os jovens expõem as ideias ao público que está prestigiando a programação, que encerra nesta sexta-feira, 21 de setembro. “O meu projeto é a Fechadura eletrônica de arduino. Ele foi criado por conta de estatísticas que apontam para o aumento significativo de arrombamentos em residências e pontos comerciais. Funciona com dois módulos, um que fica na parte externa, e outro, na interna, da porta. Para garantir a segurança, a tranca só é destravada com uso de uma senha ou de um cartão”, resumiu o aluno Carlos Bezerra.

Além dessa proposta, outras seis pesquisas estão se destacando na Feceap. Como por exemplo, o aplicativo Conscientização do Câncer Infantil e Depressão (CCID), desenvolvido pelas alunas do SENAI, Thalya Rodrigues, Kamila Santos e Juliana Isacksson, orientadas pelos professores Danilo Leite e Danilo Ramalho.

“O nosso projeto consiste em um aplicativo que, basicamente, vai funcionar como uma rede social voltada para crianças e adolescentes diagnosticados com câncer. O objetivo é que eles consigam interagir entre si, além de poder contar com um espaço de entretenimento”, explicou Juliana Isacksson. A ação pretende, ainda, promover palestras a fim de conscientizar a sociedade sobre o câncer infantil e seus efeitos.

Também estão participando da Feceap, os projetos, Transformação de copos descartáveis em massa modelável, dos alunos Gabriel Ferraz, Karen Barbosa e Rafaela Fernandes, sob orientação da professora Jesuene Souza e coorientação do professor Alan Matos; Robótica aplicada no combate a ruídos excessivos em sala de aula, apresentado por Arthur Pereira, Gustavo Leite e Eduarda Nascimento, orientados pelo professor Danilo Ramalho e coorientados por Daiane de Lima; Ferca, de Paulo Barros, Rian Carvalho e Karina Teixeira, e do professor Hemerson Góes; O uso do açaí como carvão para diminuir a contaminação dos rios”, das estudantes Mirian e Midian Rodrigues, orientadas por Jackson Nunes e Elizabeth Rodrigues; e Sistema de tratamento de água orgânico e sustentável para comunidades ribeirinhas do estuário amazônico, dos jovens Bruno dos Santos, Lilian Ferreira e Marina dos Santos, orientados pelos professores André Braga e Hemerson Góes.

Veja também. [ngg_images source="galleries" container_ids="626" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="120" thumbnail_height="90" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"] ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. instagram.com/amapasenai fb.com/senaiamapa twitter.com/senaiamapa