Uma comitiva do Campus des Métiers et des Qualifications d’Excellence, instituição de ensino da Guiana Francesa, esteve no SENAI Amapá para conhecer as estruturas dos laboratórios e o trabalho desenvolvido pelas equipes dos centros de formação profissional de Macapá e Santana. A visita aconteceu nesta quarta-feira (27) e faz parte da cooperação internacional entre as duas instituições. 
Há aproximadamente dois anos, o SENAI Amapá e o Campus des Métiers et des Qualifications d’Excellence  estabelece um acordo para a excursão da formação de  Operador de Central de Biomassa .
 
Durante a visita, a equipe do SENAI Amapá apresentou os laboratórios de Biotecnologia, Mecânica e Refrigeração, em Macapá, e os de Energias Renováveis, Energia GTD e Redes Elétricas e Distribuição de Energia, em Santana, que darão suporte aos estudos relacionados à mecânica dos fluidos, termodinâmica e análise de biomassa e água. Além disso, os representantes também visitaram unidades voltadas aos cursos de Construção Civil e Panificação. 
Para o diretor do Liceu Polivalente de Balata, Vincent Martin, a visita foi extremamente positiva e surpreendeu a equipe do Campus des Métiers et des Qualifications d’Excellence
“Estou impressionado, mas não surpreso, porque conhecemos a qualidade e o compromisso dos profissionais do Amapá com a formação de Operadores de Central de Biomassa. Este é um momento importante, pois compartilhamos as mesmas problemáticas em relação aos nossos jovens, às formações e ao território, especialmente nos setores relacionados à madeira, ao desenvolvimento sustentável e ao ecossistema. Acredito que este seja apenas o início de uma colaboração duradoura e sustentável”, destacou. 
Além de visitar a estrutura do SENAI Amapá, a equipe da Guiana Francesa conheceu a nova proposta do curso de Operador de Central de Biomassa , que passará de 160h para 312h, garantindo um desenvolvimento mais sólido dos futuros profissionais. 
A apresentação foi conduzida pela diretora de Unidade do Centro de Formação de Macapá e do Vale do Jari, Dirlene Reis, que enfatizou que o novo plano de curso foi redesenhado para atender às necessidades das indústrias guianenses.
“Essa nova proposta apresentada pelo SENAI Amapá surgiu a partir de uma demanda do segmento industrial da Guiana Francesa e o resultado é uma formação mais robusta, que contempla novas áreas de ensino, garantindo a entrega de profissionais com competências e habilidades aptas a atender ao mercado da região”, afirmou. 
Projetos Futuros 
Além das áreas voltadas à biomassa, a expectativa é que outros segmentos sejam contemplados a partir da cooperação técnica entre o SENAI Amapá e o Campus des Métiers et des Qualifications d’Excellence
Vincent Martin acrescentou que a visita gerou novas ideias, que serão discutidas para fomentar futuras parcerias. “O Campus tem suas especificidades, mas o Liceu que dirijo também possui áreas como madeira, encanamento, carpintaria, revestimento cerâmico e alvenaria. Tudo o que envolve o setor da construção civil pode gerar novas colaborações no âmbito da formação de nossos jovens, especialmente em conexão com o mundo empresarial”, comentou. 
De acordo com o SENAI Amapá, a nova turma do curso de Operador de Central de Biomassa tem previsão de início para o primeiro trimestre de 2025.
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa