Macapá – Com o objetivo de aumentar os indicadores de produtividade das empresas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançou o Programa Indústria mais Avançada (I+A). No Amapá, a instituição está desenvolvendo projeto piloto, por meio de consultoria realizada pelo Núcleo de Serviço de Tecnologia e Inovação. A empresa Águas da Amazônia é a primeira a introduzir no ambiente produtivo técnicas de manufatura avançada, ou seja, melhorias tecnológicas oportunizadas pela Indústria 4.0.

O programa tem duração de 160 horas e está divido em dois momentos. Inicialmente, um sistema de monitoramento do processo produtivo é instalado, em seguida, os dados que tratam de produção, paradas e qualidade do processo são gerados. O serviço possui metodologia composta por uma plataforma de competência e métodos de digitalização e conectividade, que trabalha na manutenção dos resultados alcançados pelo empreendimento no que diz respeito à manufatura enxuta.

A implementação da ferramenta permite vantagens como, informações do processo em tempo real (diretamente no smartphone); possibilidade de tomada de decisão preventiva, não somente reativa; gestão do processo produtivo descentralizada; relatórios padronizados e customizados de acordo com as necessidade da direção e gerência da fábrica.

“As indústrias atendidas pela consultoria do SENAI alcançam inúmeras melhorias, sobretudo benefícios relacionados ao aumento da produtividade e segurança; redução de erros e desperdícios; economia de energia; conservação ambiental; além de personalização de produtos”, detalha o supervisor de tecnologia e inovação do SENAI Amapá, José Reinaldo Nascimento.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá