Macapá – As novas tendências do setor industrial, os desafios e as oportunidades atuais foram tema do evento Despertar 4.0, realizado na noite desta quarta-feira, 12, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amapá. Voltada para empresários, trabalhadores e estudantes, a ação abordou assuntos como a nova onda da Revolução Industrial, seus aspectos econômicos e sociais, as potencialidades e desafios regionais e as profissões do futuro.

A programação contou com palestras dos especialistas do SENAI, Joseph Douglas da Rocha e Renan Barbosa, e do diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Daniel Chaves Ribeiro. A ação tem o objetivo de mostrar que as tecnologias digitais são acessíveis a empresas de todos os portes, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes.

“Empresas de todo o mundo estão iniciando esse processo. A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia o interlocutor do Desvendar 4.0 no Amapá, Renan Barbosa.

O especialista em Governança de Tecnologia da Informação, Joseph Douglas da Rocha, ministrou a palestra Inspirar, transformar e aprender. Para ele, a educação é o caminho para quem deseja dominar as tecnologias da chamada Indústria 4.0. “Um ponto muito importante que devemos destacar é que, a Indústria 4.0 não substitui o papel das pessoas nas empresas, mas exige profissionais mais capacitados e preparados para as novas demandas do setor”, frisou.

O mercado de trabalho vai se transformar diante da 4ª Revolução Industrial, a previsão é de que surjam 30 novas profissões, de nível médio e superior. “Entendemos que a Indústria 4.0 é a grande oportunidade para as empresas brasileiras serem mais produtivas e mais ágeis, por meio de tecnologias digitais. Tornou-se urgente a implantação de novos processos, produtos e modelos empresariais”, destacou a diretora de operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é a integração entre o mundo físico e o virtual por meio de tecnologias digitais e de acordo com as mudanças que estão surgindo devem acontecer mudanças significativas no setor produtivo nos próximos anos, com impactos expressivos no mercado de trabalho. O uso de recursos como big data, inteligência artificial e internet das coisas podem ser utilizadas para aumentar a produtividade das empresas e alavancar negócios. Neste contexto, as empresas devem estar preparadas para atender as necessidades por produtos mais inteligentes e customizados.

Empresários interessados no tema podem fazer um diagnóstico gratuito do estágio tecnológico de suas empresas na plataforma SENAI 4.0 (senai40.com.br), lançada este ano. A avaliação serve de base para elaboração de um plano individualizado de atualização tecnológica, também oferecido gratuitamente. Além disso, já está disponível, sem qualquer custo, o curso online “Desvendando a Indústria 4.0”, destinado a explicar conceitos, oportunidades e riscos da quarta revolução industrial.

[ngg_images source="galleries" container_ids="622" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="120" thumbnail_height="90" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"] ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. instagram.com/amapasenai fb.com/senaiamapa twitter.com/senaiamapa