Macapá - Em clima de alegria e emoção, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá realizou a formatura de 60 alunos dos cursos de Corte e Costura em Malha, Mecânico de Refrigeração e Climatização, e Padeiro e Confeiteiro. O evento contou com a presença de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os formandos foram selecionados por meio de um processo seletivo realizado pelo SENAI em parceria com a OIT e o MPT, que contemplou mulheres sobreviventes de escalpelamento, pessoas com deficiência, negros, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, ou Intersex (LGBTIs), indígenas e desempregados.

As instituições buscaram dar apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social com qualificação técnica e profissional para serem inseridos no mundo do trabalho. A solenidade marcou a entrega de certificados aos alunos que estudaram no período de 5 de agosto a 7 de outubro deste ano, na unidade SENAI de Macapá. 

Para o diretor de Operações do SENAI Amapá, Moisés de Aguiar, esses alunos estão aptos para várias oportunidades em suas respectivas áreas de formação. “Com a parceria da OIT e o MPT, nós identificamos essa necessidade e unimos o mesmo propósito para ajudar essas pessoas a conseguirem entrar no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional”, afirmou.

O Procurador do Trabalho, Eduardo Serra, explicou que o Ministério Público do Trabalho apoia a causa e, por isso, investe em recursos que vão beneficiar a vida dessas pessoas e da sociedade, de modo geral. “O MPT auxilia na capacitação de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e que normalmente têm dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho. Esses alunos que hoje estão se formando irão ter mais uma oportunidade e, assim, ter uma vida melhor”, frisou.

Para o assistente de projetos da OIT, Matheus Souza, a capacitação dos alunos tem grande relevância e um significado especial. “Esse projeto foi muito significante porque nós conseguimos contribuir na formação profissional dessas pessoas para que consigam um trabalho digno”, disse.

A aluna do curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização, Fabiana de Souza, 22 anos, declarou que esse conhecimento será um grande avanço em busca de novas oportunidades de trabalho. “Apesar das dificuldades que enfrentei durante o curso, consegui me formar. Agora, espero conseguir um emprego onde eu possa aplicar todo esse aprendizado”, disse emocionada.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa