O SENAI Amapá é uma das instituições que receberá investimento do Grupo Equatorial para execução de projetos sociais. A verba será destinada ao Projeto Recriar, uma iniciativa que alia sustentabilidade, inovação e inclusão social por meio do upcycling. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), durante um evento que reuniu autoridades locais e sociedade civil.

A iniciativa vai receber um investimento de R$ 86.677,00, e o valor será usado para aquisição de equipamentos, aviamentos, além da higienização de peças como macacões, camisas e calças de segurança que serão transformados em mochilas e bolsas para capacetes.

“Esse é um projeto muito especial porque vamos trabalhar com algo que ia para o lixo. São materiais caros, com características únicas que fazem com que o reaproveitamento deles seja difícil. E com o apoio dos instrutores, esses produtos terão uma nova destinação”, afirmou a diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira.

Além da produção de novas peças, o Recriar também engloba eventos de inovação e maratonas criativas com alunos do SENAI Amapá, que farão a proposta de novas ideias voltadas ao reaproveitamento de resíduos para aumentar o impacto social e ambiental da iniciativa.

O projeto prevê ainda a capacitação de mão de obra de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, serão selecionados 12 bolsistas, que podem ser estudantes dos cursos técnicos da área de Moda e Têxtil do SENAI Amapá e pessoas atendidas pela Cooperativa Modamazon. Eles trabalharão diretamente na produção das peças e receberão uma bolsa de R$ 400,00 durante o período de execução do projeto.

Durante a assinatura do documento que firmou a parceria com o SENAI Amapá, o superintendente técnico do Grupo Equatorial, Heberle Lopes, destacou que é importante para a empresa apoiar ações sociais, especialmente as que são voltadas à capacitação de mão de obra. “Vamos iniciar o projeto Recriar nas próximas semanas e a expectativa é que a gente esteja junto em outras ações para contribuir com o desenvolvimento local e regional”, disse.

Sobre o projeto

O projeto Recriar é baseado no reaproveitamento de resíduos sólidos operacionais, como uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são transformados em novos materiais de utilidade social, como bolsas, mochilas, capas para capacetes e outros. A iniciativa usa técnicas de upcycling e princípios da economia circular, além de contribuir com a preservação do meio ambiente por meio da redução dos impactos ambientais e da reutilização de resíduos. Promove a inclusão social, contribui com a educação ambiental e com as práticas Environmental, Social and Governance (ESG), com a Agenda 21 Global e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa