Nesta sexta-feira (31), o SENAI e o SESI Amapá lançaram um edital para a captação e desenvolvimento de projetos voltados ao setor da saúde. A iniciativa, coordenada pelo Hub de Inovação do Sistema Indústria no estado, tem como objetivo fomentar a criação e aceleração de startups especializadas em soluções tecnológicas para segmentos como gestão hospitalar e tratamento de doenças endêmicas, promovendo avanços na qualidade, acessibilidade e eficiência dos serviços de saúde em nível local e regional.

“Este é um incentivo essencial para que o setor da saúde se alinhe à inovação, propondo soluções para desafios críticos que impactam diretamente a vida da população”, destacou a superintendente do SESI Amapá, Alyne Vieira.

O programa é destinado à comunidade acadêmica, profissionais dos setores público e privado da saúde amapaense, além de pessoas ou equipes que estejam desenvolvendo soluções inovadoras nessa área. No total, foram investidos R$ 170 mil, com verba do Departamento Nacional do SESI e contrapartida local. Serão selecionadas dez ideias inovadoras que passarão por mentorias em temas como análise de mercado, logística, design, produção e qualidade, entre outros.

A partir dessa etapa, quatro startups serão criadas e registradas com CNAE Indústria, Comércio ou Serviço no Amapá, visando a geração de negócios sustentáveis e o aumento da produtividade e competitividade. O desenvolvimento de produtos e serviços inovadores impulsionará a transformação do setor da saúde.

Segundo o edital, as propostas devem priorizar, mas não se restringir a, soluções voltadas para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com foco em educação e capacitação em saúde, promoção de hábitos saudáveis, ampliação do acesso a serviços médicos e monitoramento e avaliação da saúde.

Durante o lançamento, o presidente da Sociedade Médica do Amapá, José Mauro Secco, ressaltou que a proposta do SENAI e SESI é uma forma de abordar desafios específicos da região amazônica, utilizando ideias inovadoras da população local. “Não estamos falando de equipamentos complexos. O objetivo é fomentar soluções acessíveis, e, nesse sentido, a tecnologia da informação pode facilitar processos e resolver problemas regionais”, afirmou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Startups, Lindomar Ferreira, a iniciativa representa uma oportunidade de impulsionar a próxima geração de empresas de base tecnológica no Amapá. “Além de resolver questões ligadas à saúde, essa proposta contribuirá para o desenvolvimento econômico do estado, estimulando o surgimento de novas startups e fortalecendo o ecossistema de inovação”, disse.

O programa será executado ao longo de 2025 e prevê o pagamento de bolsas para os projetos selecionados. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa