Macapá – Empresários do segmento de produção de sorvetes estão recebendo consultoria internacional para adequar seus processos e produtos para exportação ao mercado europeu. A ação está sendo promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mediante um acordo de cooperação firmado com a Instituição Francesa Échanges et Consultations Techniques Internationaux (Ecti).
A parceria visa à transferência de conhecimentos e metodologias e ampliará a qualificação dos empresários e técnicos do SENAI que atuam no segmento de alimentos. Além disso, fomentará a geração de novos programas profissionalizantes e consultorias para o setor.
O coordenador do projeto Ecti no Amapá, Everaldo Vasconcelos, ressaltou que essa é a primeira vez que peritos da área de alimentação vêm ao estado para fornecer orientações aos empresários locais. “O foco do projeto é aumentar a produtividade melhorando os processos de produção e a qualidade dos produtos por meio do uso de novos procedimentos e tecnologia de ponta”, frisou.
O perito francês, Charlie Catherin, disse que já conhecia o Brasil, mas que essa é a primeira vez que vem a Amazônia. “É impressionante a variedade de frutas que encontramos aqui e que podem ser utilizadas para fabricar sorvetes. Com alguns ajustes no processo de produção, os empresários locais podem conquistar o mercado europeu exportando suas delícias geladas”, pontuou.
O presidente do Sindicato das Indústrias Alimentar de Congelados, Super Congelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado do Amapá (SINDCONGEL) e proprietário da sorveteria QSabor, José Carlos Bastos Ferreira, avaliou positivamente o fato de poder contar com uma rede de produtos e serviços. “Só temos a agradecer ao SENAI por contribuir para o desenvolvimento de nossas empresas e estamos dispostos a colaborar incondicionalmente com o projeto. Entendemos que precisamos de suporte para continuar avançando e acompanhando as mudanças contínuas do mundo globalizado”, declarou.
O diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso, ressaltou que o objetivo é contribuir para o fortalecimento da indústria e o aumento da competitividade local. “Nosso intuito é proporcionar acesso à tecnologia e ao conhecimento de excelência, a fim de valorizar cada vez mais os produtos e processos de produção. Por meio de círculo mundial de parceiros, buscamos agregar qualidade às coisas que são desenvolvidas no Amapá”, disse o diretor.
Sobre a Ecti
A Ecti é uma associação francesa, independente, e sem fins lucrativos, que auxilia os países em desenvolvimento por meio de ações de cooperação econômica, científica e cultural, a fim de criar possibilidades de intercâmbio. Os profissionais que fazem parte da Associação possuem expertise nas áreas técnicas, industriais, comerciais e gerenciais.a
a ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.