A Unindústria oferece o suporte indispensável para que educadores e gestores das escolas encontrem, no tempo e na medida certos, as oportunidades de aprimoramento de que necessitam. Os cursos voltados para a área de planejamento e gestão têm o objetivo de garantir foco na atuação, ampliar a eficiência e a eficácia dos serviços, a celeridade dos processos de decisões e controle e a interação entre as lideranças. 


Conheça os cursos: Desafio Atendimento em Rede – Engajamento Total

OBJETIVO O Curso Desafio Atendimento em Rede pretende capacitar os colaboradores do Sistema Indústria, para que conheçam o portfólio de serviços do SESI, SENAI e IEL e se sintam mais preparados para o atendimento ao cliente. Além disso, é fundamental para aprimorar a atuação de cada uma das entidades e promover a integração do Sistema. no processo de atendimento ao cliente por meio do Portfólio Nacional Articulado.

 PROGRAMA O curso é composto por uma metodologia baseada na utilização de jogos para transmissão dos conteúdos trabalhados em 4 horas de capacitação em habilidades de negociação e trabalho em equipe, além de conhecimentos sobre o Portfólio Nacional Articulado do Sistema Indústria.

PÚBLICO-ALVO O Desafio Atendimento em Rede proporciona conhecimento para todos os colaboradores da instituição, especialmente os que trabalham diretamente na função de mercado. Todos os colaboradores do Sistema podem participar deste curso. Verifique a agenda e faça sua matrícula aqui no site da Unindústria.

RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS A primeira etapa do Desafio Atendimento em Rede aconteceu em 2013 durante o 3º Encontro de Mercado. Na ocasião, 95 profissionais das áreas de mercado dos Regionais participaram de um intenso momento de capacitação, com palestras dos professores norte-americanos Martha Russell e Byron Reeves, do MediaX, da Universidade de Stanford.

Além das palestras, os multiplicadores tiveram a oportunidade de vivenciar o Desafio Atendimento em Rede, que propõe a solução de situações que poderiam ser reais e que demonstram a importância da articulação e do conhecimento do Portfólio Nacional. Ao voltarem para seus estados, os multiplicadores transmitiram os conteúdos para novas turmas em seus estados, de maneira a garantir a escala pretendida pelo curso.

Veja o Vídeo: Desafio do Atendimento em Rede

 Programa de Desenvolvimento de Competências em Plano de Negócios

 OBJETIVO O objetivo do curso é fomentar o desenvolvimento de competências em Plano de Negócios e, assim, estimular o empreendedorismo nas unidades do Sistema Indústria, aumentar a quantidade e qualidade de projetos de investimentos e potencializar a criação e melhoria de produtos e serviços nas unidades.

RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS Participaram desse Programa gerentes e técnicos das áreas de negócio do Sistema Indústria em âmbito nacional. Essa experiência demonstrou o interesse dos participantes e também a necessidade de que mais colaboradores desenvolvam também suas competências em planos de negócios. Dessa forma, será possível melhorar a qualidade dos projetos do Sistema, além de estabelecer parâmetros comuns para a sua análise. No ano de 2013, 500 colaboradores participaram deste Programa.

Programa de Gestão da Inovação

OBJETIVO O Programa de Gestão da Inovação tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias aos colaboradores do Sistema Indústria, especialmente aqueles que atuam como gestores de projetos. O Programa foi elaborado com base na metodologia Managing Innovation™ elaborada pelo Centro para Pesquisa em Gestão da Inovação (CENTRIM) da Universidade de Brighton – Reino Unido, um dos mais prestigiosos do mundo, em parceria com a Barnes & Conti, empresa americana especializada no desenvolvimento das organizações, internacionalmente reconhecida.

PROGRAMA O curso proporciona capacitação de profissionais para utilizarem a metodologia Management InnovationTM, que possibilita um amplo conhecimento acerca da prática para criação de valor, selecionando e explorando as melhores ideias, tanto para a melhoria como para mudanças radicais em produtos, processos, posicionamento, ou mudança de paradigmas. Nos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa os participantes terão a oportunidade de avaliar suas próprias habilidades e identificar a cultura corporativa, estrutura e processos relacionados à inovação na sua organização, comparando-os com as melhores práticas de organizações reais. Os participantes durante o curso criam um plano para exercitar suas próprias habilidades e se possicionarem diante de uma estrutura mais favorável à inovação e cultura dentro de suas organizações e equipes. QUEM PODE PARTICIPAR No ano de 2014 serão realizadas as consultorias para os oito projetos do Departamento Nacional selecionados em 2013 e realizadas turmas em seis departamentos regionais ainda a serem definidos.

AGENDA Fase 1 – Departamento Nacional (23/09/2013 a 30/04/2014) Realização de duas turmas com a professora norte-americana Kim Barnes, co-autora da metodologia Managing Innovation. Consultoria para 8 projetos selecionados e a formação de 40 inovadores. Fase 2 – Três Departamentos Regionais (01/03/2014 a 31/08/2014) Realização de quatro turmas, com a seleção de 16 projetos e formação de 80 inovadores. Fase 3 – Três Departamentos Regionais (01/06/2014 a 15/12/2014) Realização de quatro turmas, com a seleção de 16 projetos e formação de 80 inovadores.

RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS Após entrevistas com diretores e gerentes-executivos da DIRET, foi possível traçar um mapa do modo como a inovação e a gestão inovadora são percebidas por essa diretoria. Além disso, foram selecionados oito projetos que utilizarão a metodologia de Brighton, visando apoiar na resolução de problemas de maneira inovadora. Nesse sentido, foram realizados dois cursos com a participação da professora norte-americana Kim Barnes, CEO da consultoria Barnes & Conti e co-autora da metodologia desenvolvida pelo CENTRIM; 59 pessoas participaram desses cursos. Os projetos selecionados no momento das entrevistas contarão com um ano de consultoria da parceira Indextech, empresa certificada na Metodologia Managing Innovation, para que sejam implementados conforme os conceitos aprendidos. Foi realizado em 2013 o Café da Inovação, um momento de palestra e interação entre os colaboradores, com a participação da professora Kim Barnes que, por meio de exemplos ligados a nossa realidade, oportunizou um novo olhar sobre a geração de ideias inovadoras aos 102 participantes. Como o processo de inovação não pode prescindir do apoio da alta gestão, a Unindústria também promoveu um Encontro Executivo, no qual Kim Barnes incentivou a alta gestão a promover ambientes de troca para que a inovação seja parte do dia a dia de suas equipes.