Macapá – Doze técnicos do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá participaram de capacitação com o objetivo de fortalecer o relacionamento com os clientes. Os profissionais receberam orientações de como construir uma relação de confiança, aproximar o cliente das instituições, além de entender e corresponder às necessidades de cada empresa atendida.

A representante de Desenvolvimento Mercadológico da Unidade de Relações com o Mercado (Unimercado) do Departamento Nacional, Luciana Martins, ministrou o treinamento. Ela comentou sobre uma das atividades repassadas, intitulada régua de relacionamento. “A régua é um caminho com as fases pelas quais os clientes passam – desde desconhecer a instituição, até passar a usar um serviço ou produto, e voltar a utilizar. É por meio dela, que a instituição identifica todos os pontos de contato com o consumidor e pode desenvolver estratégias e se planejar para explorar esses pontos”, explicou.

“O relacionamento, diferente do que se imagina, não termina depois da contratação de um serviço ou produto. O representante da instituição deve continuar próximo, para que o cliente não se esqueça do que o SESI e o SENAI Amapá podem oferecer, e volte a procurá-los”, ressaltou a representante de Inteligência de Mercado do Unimercado, Heloísa Kerhing.

O supervisor do núcleo de mercado do SENAI Amapá, Jones Douglas Lima, ressaltou que a capacitação visa estreitar o relacionamento e a parceria entre as partes. “Precisamos tentar entender cada cliente para, a partir daí, ofertarmos um atendimento customizado e diferenciado, levando em conta seu perfil, e necessidades de sua empresa. Devemos inovar para sermos sempre úteis para os negócios dos nossos clientes”, declarou o supervisor.

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