Macapá – Como resgatar uma pessoa acidentada em um ambiente confinado. Essa foi uma das técnicas ensinadas a funcionários da hidrelétrica Cachoeira Caldeirão em treinamento ministrado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá. Além disso, a capacitação foi focada em instruir os profissionais a reconhecer, avaliar, monitorar e controlar os riscos existentes em atividades realizadas nesse tipo de espaço.

O objetivo é garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente no local, conforme estabelece a Norma Regulamentadora 33. Para isso, eles simularam o momento de resgate, dentro da Unidade Móvel de Segurança em Ambientes Confinados.

11O curso, conduzido pela instrutora Fabrícia Corrêa, ensinou também, por meio de aulas teóricas e práticas, como funcionam os equipamentos, os procedimentos, a utilização da permissão de entrada nos locais e noções básicas de primeiros socorros. A docente destaca que o treinamento é ideal para atividades operacionais de alta complexidade, tendo em vista que o espaço confinado por si só representa um risco muito grande para o trabalhador.

“São ensinadas técnicas de prevenção de acidentes e métodos que auxiliam o trabalhador a identificar o que é um espaço confinado, levando-se em consideração as três características: a não ocupação humana, possuir meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente seja insuficiente para remover contaminantes”, detalhou a Fabrícia Corrêa.

Marlon Costa é mantenedor na usina e destaca que o treinamento é fundamental para a atividade que desempenha. “Por trabalhar em área classificada – local com potencial de ocorrência de atmosfera explosiva –, sabemos que estamos sujeitos a qualquer tipo de acidente. Com o curso podemos aperfeiçoar nosso conhecimento de resgate e de manuseio de material e isso é muito importante porque nos permite atuar com a maior segurança possível”, comentou o funcionário.

As empresas que precisam capacitar seus funcionários podem entrar em contato com o SENAI Amapá, por meio do número 98414-0331.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/ amapasenai
fb.com/ senaiamapa
twitter.com/ senaiamapa