Este ano, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Amapá (FEPETI) contou com uma vasta programação virtual. Durante as duas semanas que antecederam o evento principal, que será realizado neste sábado, 12 de junho, os alunos das Escolas SESI e SENAI Amapá desenvolveram inúmeras atividades.

De produção de vídeos a participação em concurso de redação, workshops, oficina e painéis temáticos, além de exposição de desenho. Muito material foi produzido e o resultado de tudo isso foi exposto ao longo das aulas.

Desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola SESI, bem como as turmas dos cursos de aprendizagem industrial do SENAI foram envolvidas. Os trabalhos dos estudantes renderam uma forte contribuição para o fortalecimento da mensagem de que a informação é uma importante aliada no combate ao trabalho infantil.

01

Ações Escola SESI

Na Escola, com o apoio dos professores, pedagogos e psicólogos, os estudantes foram instigados a participar de workshop, oficina, concurso de redação, além de produzir vídeos e desenhos.  Em seu texto dissertativo, o jovem Guilherme Gomes, do 3º ano do Ensino Médio, chamou a atenção para a importância da denúncia. “É preciso superar o receio de denunciar casos de trabalho infantil. É necessário que o silêncio deixe de ser cúmplice da violência, e o exercício da denúncia seja ampliado”, escreveu.

Ações SENAI

Já no SENAI, os instrutores de Segurança no Trabalho elaboraram um roteiro de ações, em que os alunos de todos os cursos de aprendizagem industrial inicialmente assistiam a um vídeo explicativo e depois iam contribuindo em um painel virtual. Para cada iniciativa havia a proposição de uma abordagem, a partir de charges, notícias jornalísticas, relatos e outros conteúdos.

Samuel Alves é egresso do SENAI Amapá. Na instituição fez dois cursos de aprendizagem, Informática e Panificação e foi convidado para expor a experiência que teve quando criança. Ele contou por meio de um vídeo, utilizando a Língua Brasileira de Sinais, que ainda com 12 anos, além de estudar, trabalhava em uma panificadora. “Era uma jornada bem cansativa”, descreveu. E para finalizar, disse: “Deixo uma mensagem para vocês: criança trabalhar é errado”.

Fórum nacional

Realizado anualmente e trazendo sempre uma temática diferente, em 2021 a Campanha 12 de junho alerta a sociedade para a urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil por meio do slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”.

O evento é nacional e tem sua representatividade estadual por meio do FEPETI, que segue a programação proposta em nível de Brasil. No cenário atual, também traz como fundamento a importância de avaliar os impactos da pandemia na vida das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Além de cobrar a responsabilidade dos entes para a defesa e promoção de uma infância sem trabalho e a uma adolescência com trabalho protegido (se esta for a opção dos adolescentes acima de 14 anos).

Neste sentido, o gerente executivo de operações do SESI e do SENAI Amapá, Julio Zorzal, reforça a atuação das instituições no fortalecimento do programa de aprendiz. “No SENAI trabalhamos com a oferta de cursos voltados para o público de 14 a 24 anos. A iniciativa garante que a atuação laboral aconteça, mas de maneira legal e como forma de preparação para o mercado de trabalho”, concluiu.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8935
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/ amapasesi /amapasenai
fb.com/ sesiamapa /senaiamapa
twitter.com/ sesiamapa /senaiamapa