Macapá/Santana - Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá vão apresentar projetos inovadores de educação ambiental e inclusão para pessoas com deficiências físicas e mobilidade reduzida, durante o prêmio Inova SENAI 2020. A iniciativa busca reconhecer as capacidades de inovação, empreendedorismo e criatividade dos alunos, docentes e funcionários das unidades do SENAI.
A seletiva dos representantes aconteceu durante a programação do Mundo SENAI 2019. As equipes do SENAI das unidades de Macapá e Santana apresentaram projetos à banca avaliadora formada pelos seguintes profissionais: empreendedora digital, Lia Neves; gerente comercial, Marcos Vinícius da Silva; e o engenheiro de produção, Jameson Maciel. Eles foram acompanhados pelo coordenador de Tecnologia e Inovação do SENAI, José Reinaldo do Nascimento e pelos instrutores Raul Barrada e Samara Brito. A banca analisou os projetos como possíveis compradores das ideias apresentadas.
O coordenador explicou que essa seletiva correspondeu à última etapa do Inova, momento dos alunos remeterem seus protótipos à avaliação. “Nosso objetivo é fomentar a cultura empreendedora para que eles contribuam com o crescimento do mercado local e façam a diferença, além de despertar o interesse pela inovação e pelo empreendedorismo”, disse José Reinaldo do Nascimento.
Os dois primeiros lugares que vão para a etapa nacional, que acontecerá no segundo semestre de 2020 são: em 1º lugar, o “ECO.EDU: Educação e Gameficação” – jogo eletrônico voltado para a educação ambiental que tem como temática principal a coleta e seleção de lixo. Em 2º lugar ganhou o projeto “Access to work” – projeto de mesa adaptável com maior acessibilidade para pessoas com deficiências físicas, mobilidade reduzida e pessoas que sofrem de nanismo e precisam se inserir no mercado de trabalho.
O aluno Abimael Batista, 22 anos, integrante do projeto ECO.EDU, um dos integrantes da equipe que conquistou o 1º lugar na etapa estadual, está empolgado com o resultado e tem grande expectativa para a fase nacional. “Conquistar o primeiro lugar para minha equipe demonstrou que todo nosso esforço nos fez ter chegado até aqui, e todo o nosso trabalho valeu à pena. Queremos entregar um produto que possa fazer a diferença no mercado e na vida das pessoas, além de contribuir com a educação”, declarou.
A mãe do aluno André Santos, Selma Costa, ficou orgulhosa pela conquista do 1º lugar. “Meu filho tem deficiência intelectual, então optei por matriculá-lo em uma escola que preza pela qualidade de ensino e que contribui para seu desenvolvimento. Esse projeto foi de suma importância, pois o André mostrou que é capaz de muitas coisas com as habilidades que possui e com o acompanhamento da equipe docente do SENAI”, disse.
Em 3º lugar, venceu o projeto “Gerador Autossustentável”, desenvolvido por alunos da unidade integrada SESI SENAI Santana. O gerador autossustentável foi criado para gerar energia elétrica 24 horas sem pausa, sem uso de óleo diesel e sem limitação de horário, com energia limpa e sustentável, eliminando produção de fumaça e, ainda, com redução de altos ruídos.
O Prêmio Inova SENAI tem como objetivo divulgar e consolidar a cultura interna da inovação por meio do desenvolvimento de projetos que atendam as demandas da sociedade e da indústria, bem como difundir ferramentas de gestão e trabalhar com os alunos, habilidades e atitudes empreendedoras.
Confira os nomes dos vencedores da etapa estadual:
1º lugar- projeto “ECO.EDU: Educação e Gameficação”
Alunos:
Abimael Batista Palmerim
André Santos Costa
Igor Oliveira Silva
Victor Hugo Brito
2º lugar- projeto “Access to work”
Alunos:
Alessandro Soares Rodrigues
Aline Almeida Costa
Christian da Silva Batista
Jaynara Suzana Paixão Cavalcante
3º lugar - projeto “Gerador Autossustentável”
Alunos:
José Carlos Correa Pacheco
Marcus Roberto Santos de Araújo
Elenilda da Silva Nogueira
Beatriz de Sousa Oliveira
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai
fb.com/senaiamapa
twitter.com/senaiamapa