O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) oferece qualificação para que pessoas com deficiências trabalhem na indústria. Com o programa, além de cumprir a lei que estabelece cotas para deficientes nas empresas, o empresário pratica a responsabilidade social. As pessoas qualificadas têm chances de inclusão e ascensão no mercado de trabalho.

Os profissionais são capacitados pelo PSAI em centros de ensino do SENAI espalhados por todo o país. Esses centros, arquitetonicamente preparados e equipados, contam com profissionais treinados para cada tipo de limitação. As pessoas com deficiência – física, auditiva, intelectual, visual ou múltipla – frequentam os cursos regulares da instituição, mas com material didático adequado a cada necessidade.

Outra solução oferecida pelo PSAI ao empresário envolve a Lei do Aprendiz, que ampliou as opções de contratação com a capacitação para o trabalho de aprendizes com qualquer deficiência e sem limite de idade superior. A Lei da Aprendizagem ainda conta com o Plano Nacional Viver sem Limites, que possibilita ao aluno aprendiz acumular até dois anos de salário do benefício que recebe do governo (BPC) junto ao benefício da contratação da aprendizagem.

Além disso, o PSAI oferece às empresas apoio para o exercício da responsabilidade social, ao formar outros segmentos de pessoas com necessidades educacionais especiais como os jovens e adultos com transtornos globais e altas habilidades/superdotação com acesso aos cursos regulares do SENAI.

Democrático, o PSAI também atende em seus cursos de capacitação negros e índios, levando a educação profissional para aldeias e comunidades de quilombolas. O programa quebra a barreira do preconceito ao garantir às mulheres acesso em cursos antes estigmatizados para homens e vice-versa. Também investe na requalificação profissional de pessoas com mais de 45 anos e de idosos, visando orientar os empresários sobre o aumento de idade dos empregados diante da expectativa de vida e a pirâmide populacional evidenciada pelo IBGE.

Saiba mais aqui: