Macapá – Com o objetivo de capacitar e facilitar a inserção no mercado de trabalho, o Projeto SESI SENAI nos bairros está realizando, no período de 23 a 27 de setembro, uma oficina gratuita que beneficia 20 moradores do bairro Marabaixo III. O curso, com duração de 20h, conta com aulas teóricas e práticas em Eletricidade Residencial ministradas pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, Elias Brito, na unidade Macapá.

Leonardo Viana, 25 anos, está desempregado e, para garantir alguma renda, revende vários produtos. “Minha expectativa após essa capacitação é conseguir um emprego formal. Ter no currículo uma capacitação realizada numa instituição de excelência como o SENAI é uma oportunidade que ainda não havia tido e, por isso, agarrei sem pensar duas vezes. Aqui, o ensino é diferenciado e aliar teoria e prática é o ideal para quem quer trabalhar na área”, disse entusiasmado.

No período de 30 de setembro a 4 de outubro, mais 50 pessoas participarão de dois cursos, realizado pelo SENAI em parceria com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap): um de Fotografia e o outro de Edição de Vídeo. As capacitações fazem parte do Projeto Cidadão Digital que, além de oferecer qualificação profissional, visam ampliar as oportunidades dos beneficiados por meio da utilização dos recursos tecnológicos.

As inscrições para os cursos estão abertas e os critérios para participação serão informados no momento da matrícula, que deve ser realizada na Escola Professor Nilton Balieiro Machado, no horário comercial.

Além das oficinas, a terceira edição do Projeto SESI SENAI nos bairros está realizando pequenos reparos na praça local, como capina, roçagem e pintura dos canteiros. No sábado, 28, acontecerá a grande ação comunitária, com a oferta de serviços gratuitos de cidadania, inclusão social, saúde, educação, cultura e lazer, realizados pelo Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá, SENAI e parceiros.

O coordenador de mercado e gestão corporativa do SESI SENAI, Eduardo Costa, ressaltou que existem alguns pilares que sustentam o projeto. “A essência da iniciativa é garantir que a população da localidade tenha acesso a serviços básicos que contribuem, inclusive, para o aumento da autoestima de cada cidadão e oferecer capacitação para fomentar a empregabilidade. Outro diferencial é poder contar com os moradores para nos ajudar a fazer os reparos e as melhorias”, frisou.

Costa explicou, ainda, como se deu a seleção do local. “A escolha do Marabaixo III foi feita mediante uma análise dos pontos críticos. Além disso, fomos procurados pelo Ministério Público do Estado do Amapá e pelo Prodap, para unirmos esforços e fazer a 3ª edição do projeto nessa comunidade”, finalizou o coordenador.

Parceiros

Governo do Estado, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá, Associação Brasileira de Odontologia Seção Amapá, barbearia Navalha Nervosa, Sorveteria Macapá, Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Panificadora Carol, Panificadora Pão da Vida, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Panificadora Pão de Casa, Secretaria Municipal de Saúde, O Moinho Soreidom, Grupo Independente de Enfermagem, Integrare Escola Técnica, Corpo de Praia Spa & Bronze, 34º Batalhão de Infantaria de Selva, Associação de Moradores do Bairro Marabaixo III, Distribuidora Estrela, Água Mineral Andina, Rotaract Club Macapá União, Águas da Amazônia, Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT), 22ª Brigada de Infantaria de Selva , Panificadora Nossa Senhora Aparecida e Comercial Quixadá.  

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/ amapasesi /amapasenai
fb.com/ sesiamapa /senaiamapa
twitter.com/ sesiamapa /senaiamapa