Macapá – Buscando desenvolver as potencialidades do Amapá por meio da tecnologia e inovação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) reuniram-se para tratar de parcerias. O foco é trabalhar projetos sustentáveis que permitam o desenvolvimento econômico e social do estado, utilizando as riquezas naturais da região.  

A parceria entre ambas as instituições visa identificar as potencialidades do setor produtivo do Amapá, a exemplo do açaí e cacau, que são altamente valorizados nacionalmente e em outros países, mas que ainda não possuem uma cadeia produtiva que beneficie pequenas comunidades locais do interior do estado. A ideia é que o SENAI contribua com o suporte técnico de infraestrutura e formação profissional e a UNIFAP com recursos humanos e estudo científico.

O diretor de Operações do SENAI Amapá, Moisés de Aguiar, frisou que a instituição tem toda a estrutura necessária para trabalhar na capacitação e suporte para desenvolver os projetos e que vai analisar cada empreendimento, desde a identificação das potencialidades até a capacitação técnica e profissional, dando todo o apoio necessário para colocar em prática cada ideia. “O SENAI tem a estrutura e a formação profissional para concretizar cada projeto e fomentar o empreendedorismo tecnológico que o Amapá precisa para desenvolver cada vez mais”, afirmou o gestor.

Para a vice-reitora da Unifap, Simone Delphim, a parceria com o SENAI será de suma importância para que os projetos da universidade cheguem até a comunidade, levando desenvolvimento e fortalecimento da economia, especialmente para os moradores locais. “Nosso estado possui muitas riquezas, mas infelizmente ainda não existe um processo de micro indústria onde haja um controle do processo de fabricação, capacitação, bem como captação dos recursos dos produtos e insumos que saem do Amapá para o exterior”, concluiu.

Os detalhes da parceria serão alinhados em reuniões futuras. A vice-reitora da UNIFAP foi convidada para conhecer a estrutura da Unidade Integrada do SESI e SENAI nos próximos dias, localizada no município de Santana. A ideia é que o espaço também seja o local para desenvolver os projetos.

Participaram da reunião o diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da UNIFAP, Marcio Bahia, e o coordenador de Tecnologia e Inovação do SENAI, José Reinaldo Nascimento Neto.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi e /amapasenai
fb.com/sesiamapa e /senaiamapa
twitter.com/sesiamapa e /senaiamapa