Macapá – Representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá foi a Brasília (DF) para participar do seminário sobre parcerias com instituições públicas e privadas do Novo Ensino Médio. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o SENAI são as primeiras escolas do estado a adotarem o inovador modelo de ensino.

A especialista em legislação do SENAI Amapá, Neuci Góes, participou do evento que teve como objetivo estruturar e elaborar um plano em busca de parceiros para oferecer a educação profissional do SENAI às escolas públicas e privadas. “As escolas têm até 2022, para implantar o Novo Ensino Médio e nós, do SENAI, queremos fazer parcerias ofertando o ensino profissionalizante, pois temos toda a estrutura necessária de equipamentos, laboratórios e corpo técnico capacitado para ofertar a educação profissional”, explicou. 

Desde o início de 2019, as escolas do SESI e do SENAI Amapá ofertam o Novo Ensino Médio, sendo pioneiras nesse modelo de ensino. Agora, as instituições colocam em prática na sala de aula um currículo organizado por áreas de conhecimento e não por disciplinas, visando à formação geral e técnica do aluno.

Com o Novo Ensino Médio, o aluno poderá escolher parte da grade curricular e poderá optar entre cinco áreas de interesse para aprofundar suas habilidades. O currículo flexível trabalha as áreas de: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Formação Técnica e Profissional. Se o aluno cursar as disciplinas obrigatórias, ao final dos três anos, terá o diploma do Ensino Médio e o certificado do ensino técnico.

Formato

A implantação do Novo Ensino Médio acontece em três etapas, gradualmente. No primeiro ano, são 800 horas para conteúdos gerais e 200 horas para aulas sobre iniciação ao mundo do trabalho. No segundo ano, são 600 horas para conteúdos gerais e 400 horas para a introdução da formação técnica e profissional. No terceiro ano, o aluno realiza o módulo específico da área técnica escolhida, com 400 horas para formação geral e 600 horas para habilitação técnica.

Os estudantes do SESI e do SENAI Amapá estão integrando a formação geral com a formação profissional em técnico em Redes de Computadores. O formato permite que eles adquiram formação técnica profissional de alta qualidade mais cedo, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho, bem como a continuidade de seus estudos no ensino superior.

“No módulo Mundo do Trabalho, o estudante começa a pensar no seu projeto de vida e carreira, de modo que ele aprenda a elaborar seu currículo, portfólio e perceba, desde o ensino médio, um significado pra sua vida profissional, escolhendo a melhor profissão para si mesmo”, explicou a coordenadora de Educação do SENAI Amapá, Rayza Aires.  

Diferentemente da educação tradicional, no método implantado no SESI e no SENAI, os alunos são avaliados por habilidades que desenvolvem durante as aulas. São considerados aspectos como produção e inovação, capacidade de resolução de situações-problema, desenvolvimento de projetos de aprendizagem, entre outros instrumentos. Isso estimula suas aptidões e fomenta o pensamento criativo.

O Novo Ensino Médio com itinerário de formação técnica e profissional também propõe uma nova experiência pedagógica para os educadores. O grande desafio da iniciativa é que os professores da educação básica e da educação profissional trabalhem as competências e habilidades de maneira integrada. O modelo propõe uma forte mudança de estrutura, de metodologia e do fazer pedagógico, que prima pela inovação do processo de ensino-aprendizagem tornando-o mais dinâmico, moderno e interessante ao aluno.

 

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