O SENAI Amapá e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizaram encontro para tratar de parceria a fim de viabilizar a oferta do Novo Ensino Médio nas escolas públicas. Por meio do acordo que está sendo construído, a ideia é que a SEED conte com a experiência técnica e de infraestrutura da instituição de educação profissional no processo de implantação do Itinerário 5. Assim, as escolas estaduais seguiriam ministrando o conteúdo da Educação Básica, enquanto que caberia ao SENAI o conteúdo da base profissionalizante. 

Estabelecido pela Lei nº 13.415/2017, o novo modelo de ensino prevê aumento da carga horária, de 2400 horas para 3000 horas, composta 60% pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% pelos itinerários formativos: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional.

Neste sentido, o objetivo do trabalho que será desenvolvido é apoiar as políticas públicas, sobretudo no que diz respeito à implementação das novas diretrizes, considerando a experiência já obtida pelo SENAI. O gerente executivo de Operações do SESI e do SENAI Amapá, Julio Zorzal, destaca a grande oportunidade que a parceria traz, pois ao oferecer o ensino articulado, as instituições contribuem para a preparação profissional do aluno.

“A parceria pretende também agregar valor ao trabalho dos envolvidos, pois a parceria cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos negócios, tendo em vista que a qualificação profissional é um dos desafios em diversos setores econômicos. Além disso, foca na necessidade de formar profissionais qualificados e alinhados às exigências do mundo do trabalho”, completa o gerente.

Para tratar os próximos passos do acordo, foi criado um grupo de trabalho formado por técnicos do SESI, SENAI e SEED, a fim de elaborar um plano conjunto que contemple os desafios locais de infraestrutura, acesso aos municípios, diversidade de públicos e viabilidade técnica e financeira.

De acordo com a secretária adjunta de políticas da educação, Neurizete Nascimento, a oferta de Itinerários Formativos deve atender aos interesses e aptidões dos estudantes. “É importante que a escola disponibilize um currículo com itinerários que se encaixem e atendam ao projeto de vida dos estudantes. A formação técnica e profissional, sem dúvida, contribui para efetivação desse projeto”, destacou a gestora, que também avalia de forma muito positiva a possibilidade de parceria com o SENAI para ampliar a oferta desses itinerários para os estudantes da rede pública.

Referência

Reconhecida pela atuação diversificada, a Escola SENAI tem entre seus diferenciais o alto percentual de aceitabilidade do egresso da instituição no mercado de trabalho. Além disso, outro dado obtido por meio de pesquisas aponta que as empresas têm preferência por contratar os profissionais técnicos formados pelo SENAI.

Este ano, uma turma, composta por 35 estudantes, vai concluir a formação integrada ofertada pela instituição, ao lado do SESI Amapá. O grupo percorreu o Itinerário 5, que associa o ensino regular à formação técnica em Redes de Computadores.

 

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