O ensino que leva para o mercado de trabalho
Bases metodológicas
A Metodologia SENAI de Educação Profissional tem três pilares baseados em princípios como interdisciplinaridade, contextualização e integração de teoria e prática:
Perfil profissional
Competências gerais e específicas para uma ocupação, ou seja, as atividades que devem ser realizadas para o bom desempenho de uma profissão.
Currículo do curso
Tradução da demanda do mercado para uma linguagem educacional, levando os cursos a estarem alinhados com a necessidade da indústria.
Norteador de práticas pedagógicas
Orientações para que os docentes integrem teoria e prática, desenvolvendo a aprendizagem a partir da solução de desafios da sociedade e da indústria.
A Metodologia SENAI de Educação Profissional tem como foco o desenvolvimento de competências, para que os alunos se tornem capazes de somar conhecimentos e habilidades para desempenhar funções com qualidade.
Os profissionais formados pelo SENAI estão prontos para entrar no mercado de trabalho e responder às demandas de uma indústria focada em produtividade, competitividade e inovação.
A incorporação de novas tecnologias nas empresas e o surgimento de novas formas de produção e relações sociais exigem um novo perfil profissional.
Nesse contexto, apenas saber fazer não é mais o suficiente, é preciso refletir sobre os conhecimentos adquiridos, integrá-los e criar novos quando houver desafios.
Por meio da metodologia do SENAI, o profissional não só reproduz técnicas aprendidas em manuais, mas é apto a planejar, tomar decisões e realizar atividades com autonomia.
O docente atua como mediador do processo de ensino, ao planejar atividades desafiadoras para o desenvolvimento de capacidades profissionais e incentivar o pensamento crítico e a inovação.