Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá realizou, nesta quinta-feira, 24, o Seminário Eficiência Energética e Energia Renovável. O evento reuniu especialistas, empresários e estudantes para debater aspectos relacionados à área, bem como apresentar as oportunidades de negócio e os benefícios que oferece à indústria amapaense.

O Superintendente Corporativo do SESI e do SENAI Amapá, Antonio Carlos Quintiliano, destacou a importância em propor debate na área de energia renovável e geração distribuída diante do atual cenário econômico brasileiro. “A energia renovável e a geração distribuída representam um modelo importante para a sociedade, principalmente para o Amapá, considerando o potencial do estado na produção de energia solar. A iniciativa também é uma maneira de demonstrar o empenho que SESI e SENAI vêm tendo para qualificar mão de obra que possa atender o setor”, disse o superintendente na abertura do Seminário.

“O evento também é importante porque apresenta os projetos que vêm sendo realizados no estado. Desta maneira a sociedade consegue visualizar a importância da temática e, ao mesmo tempo, reconhece as oportunidades de negócio”, salientou a diretora de Operações do SENAI AP, Deusa Carvalho, ao dar boas vindas ao público.

Programação

O Seminário contou com a exposição “Projeto Tenda Educativa Brincar e Aprender com a luz”, realizada pela professora da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Ângela do Céu. Em seguida, o consultor do segmento de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço, explanou sobre o Panorama das Energias Renováveis e Geração Distribuída. O especialista destacou pontos relacionados aos nichos de mercado e chamou a atenção para as capacidades oferecidas pelas energias renováveis.

Além de Picanço, o professor e doutor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Geraldo Maranhão, ministrou a palestra “Energia Renovável no Amapá: experiências de pesquisas na UNIFAP”. Para encerrar o evento, acadêmicas do curso de Engenharia Elétrica da UNIFAP fizeram demonstração do funcionamento do projeto de energia solar, e o supervisor de Tecnologia e Inovação do SENAI AP, José Reinaldo Nascimento, apresentou o edital SESI/SENAI de Inovações.

Participaram da cerimônia, a superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá, Alyne Vieira; o assessor da Confederação Nacional da Indústria, Artur Solon; o presidente do Sindicato das Indústrias Alimentar de Congelados, Super congelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado do Amapá (SINDCONGEL), José Carlos Ferreira; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (SINDUSCON), Glauco Cei; e economista Charles Chelala, representando o senador Randolfe Rodrigues.

[ngg_images source="galleries" container_ids="260" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="120" thumbnail_height="90" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]

ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.